biografia

Curriculum Vitae in PDF format

Sara Carvalho lecciona no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, onde acumula as funções de vice-directora do curso de Licenciatura em Música. É investigadora integrada do INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança) e os e os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Composição e Educação em Música.

Enquanto compositora, Sara está interessada tanto na interação das artes performativas, enquanto extensão e transformação do pensamento musical, como em todos os aspectos associados com narrativa musical, gesto e colaboração compositor-performer.

O seu folio tem mais de 50 obras que são regularmente tocadas tanto em Portugal como no estrangeiro, fruto de encomendas de instituições prestigiadas e ensembles e solistas de mérito internacionalmente reconhecido, como Raquel Camarinha, Pedro Carneiro, Jorge Correia, Catarina Domeinci, Mieko Kanno, Antonietta Loffredo, Rui Lopes, Helena Marinho, Nancy Harper, Henrique Portovedo, Pedro Rodrigues, Liviu Scripcaru, Marcel Worms, Black Hair, Capricorn Ensemble, Composers Ensemble, Duque Quartet, Ensemble Lontano, Ensemble Móbile, Ensemble Neue Musik Bratislava, GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, machina lírica, Medea String Quartet, Northen Symphonia, Oficina Música Viva, Orquestra Metropolitana de Lisboa, OrquestrUtopica, Performa Ensemble, Remix Ensemble Casa da Música, Sond’Ar-te Electric Ensemble, University of York Chamber Orchestra e Verge Ensemble. Várias das suas obras estão disponíveis em CD. Em 2012 foi lançado o seu primeiro CD monográfico, “7 pomegranate seeds”, editado em pela Numérica. Muitas das suas partituras estão publicadas no Centro de Informação e Investigação da Música Portuguesa.

Na área da Educação em Música, investiga questões relacionadas com a influência dos processos criativos no desenvolvimento do pensamento musical. Temáticas de pesquisa nets área incluem: criatividade na educação, optimização do ensino-aprendizagem na sala de aula, influência de projectos musicais artísticos na Escola e/ou Comunidades, educação musical de adultos, e emoção e fluxo em contexto Musical.

É regularmente convidada a integrar o painel de peritos da Comissão Europeia, para a avaliar os Programas Cultura e Europa Criativa. Tem integrado a comissão científica de diversas conferências, e em 2011 co-organizou a conferência Performa – Conference on Performance Studies.

Apresenta-se regularmente em conferências nacionais e internacionais, e o seu trabalho está publicado em diferentes periódicos e capítulos de livros, como a ASHGATE/SEMPRE Studies: The Psychology of Music Series e London: Imperial College Press.